1. Alimentação rica em potássio!
Comer vegetais ricos em potássio: batatas, folhas verdes e frutas, como banana e mamão. A falta desses alimentos pode levar a quebras de ossos irreversíveis . Esforce-se por comer cinco a nove porções de frutas e legumes. Para atingir esse objectivo, faça um esforço consciente para incluir uma ou duas porções em cada refeição. Controle a ingestão de sal, porque o seu abuso desgasta os níveis de potássio.
2. Pensar positivamente!
Manter um panorama animador pode realmente prolongar a sua vida. Estudos mostram que as pessoas que afirmam estar felizes e satisfeitos com suas vidas são mais susceptíveis de gozar de boa saúde. A meditação e o rodear-se de pessoas optimistas pode ajudar muito.
3. Exercite-se!
Não se torne inválido. Você pode atrasar o envelhecimento biológico por 10 anos ou mais e prolongar a sua independência. “A pesquisa mostra que é melhor, para começar, o exercício diário moderado do que fazer um enorme exercício de alguns dias por semana”. Mexa-se, ande, faça recados a pé, realize algumas tarefas do lar. Serviços como (aspirar, varrer, lavar janelas, arrumar roupa, passar a ferro), por incrível que pareça faz parte de uma boa manutenção corporal.
4. Probióticos
Probióticos, as chamadas bactérias amigáveis, desempenham um papel importantíssimo na prevenção de certas doenças. Fazem parte destes, os iogurtes.
5. Vitamina “B”!
Mantenha o seu cérebro saudável com a vitamina B12, encontrada em alimentos como frutos do mar e aves. Um estudo recente descobriu que as pessoas com baixos níveis desse nutriente têm um rápido declínio da função cognitiva. Por outro lado, as pessoas que consomem abundantemente alimentos ricos em vitamina B12, têm seis vezes menos chances de experimentar o encolhimento do cérebro.
6. Ómega 3!
Numerosos estudos mostram que essas gorduras saudáveis podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos. Num estudo neurológico feito em 2008, os pesquisadores descobriram que as pessoas idosas que comem peixes ómega-3, pelo menos três vezes por semana tiveram um risco de quase 26% menor de lesões cerebrais associadas com derrame e demência do que aqueles que não comem peixe regularmente. Boas fontes incluem o arenque, o salmão, atum e truta.
7. Socialize-se!
A pesquisa sugere que a solidão pode aumentar o risco de hipertensão arterial, depressão e doença de Alzheimer, assim como diminuição da imunidade. Por outro lado, “socializar parece melhorar a saúde, e pode até aumentar a longevidade”, diz Thomas Perls, MD, professor associado de medicina e geriatria na Boston University School of Medicine. Caso amigos e familiares não vivam perto, estudos preliminares sugerem que as redes sociais online, podem fornecer efeitos semelhantes.
8. Vitamina D!
A vitamina D é uma das nossas principais defesas contra muitas doenças relacionadas com a idade. Na verdade, um grande estudo na revista Archives of Internal Medicine descobriu que as pessoas com os mais baixos níveis de vitamina D no sangue tinham um risco maior de morrer. Estudos adicionais indicam que a vitamina D pode ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares, hipertensão, certos tipos de cancro e algumas desordens auto-imunes. As fontes dietéticas de vitamina D, incluem peixe, ovos e leite fortificado e exposição moderada à luz solar.
9. Ginástica do movimento e alongamento!
Exercícios físicos como a hidroginástica e pilates impedem que os músculos e os nossos tendões atrofiem. Ajuda-nos a prolongar a elasticidade e os movimentos por mais tempo.
10. Carnes vermelhas!
Não deve ser ingerida mais de uma vez por semana, sugerem os especialistas. Sua gordura saturada podem entupir as artérias, aumentando o risco de doença cardiovascular. Ele também pode aumentar risco doenças oncológicas. Um estudo recente descobriu que as pessoas que consumiram a maior quantidade de carne vermelha (igual a cerca de um quarto quilo de hambúrguer por dia) tinham um risco 20 a 60 por cento mais elevado de desenvolver certos tipos de câncer do que aquelas que comeram menos. A carne vermelha também contém altos níveis de ferro, muito do que tem sido associada a um risco maior de doenças cardiovasculares, diabetes e doença de Alzheimer. Substitua a carne vermelha por peixes, aves e alimentos à base de soja.
Stumble Upon
Del.icio.us
Buzz
[...] em flavonóides, e por isso tem acção anticancerígena; actua como anti-inflamatório, previne o envelhecimento precoce, problemas nos olhos e nas vias respiratórias. Apenas um limão é capaz de fornecer a [...]
Muito útil este post, as sicas são ótimas.
Abraços
dicas*